sexta-feira, 11 de junho de 2010

Hipertexto

O hipertexto é um texto não-linear, sem ponto fixo de entrada e de saída, sem uma hierarquia pré-determinada, sempre expansível e literalmente sem limite. O hipertexto é uma oportunidade lúdica de o aluno conhecer e ler diversidades de gêneros e possibilita certa autonomia que contribui para que ele se expresse com estratégias individuais de aprendizagem, sendo o sujeito responsável pelo processo. Hipertextos tornam realidade à abordagem interdisciplinar dos mais diversos temas, abolindo as fronteiras que separam as áreas do conhecimento.
Vejo o hipertexto como uma nova possibilidade de leitura e escrita, não menosprezando o papel e os livros que são essenciais tanto para os alunos como para a nossa vida de professor, estudante e pesquisador. O hipertexto é uma maneira de “viajar pelo mundo vasto e complexo da informação” de forma que os canais disponíveis são pontes para transformar essas informações em conhecimentos, que são necessários. Minha impressão é que o hipertexto é uma formar de voar pelo conhecimento, onde se alia a teoria à prática, da informação. A dinâmica específica do hipertexto diz respeito à forma de organização e disposição dos links para navegação. Esses links devem antes de tudo seguir uma sequência lógica de informações, para que o leitor possa ter acesso de forma rápida e dinâmica aos estudos disponíveis em um ou mais sites. É necessário que os links estejam interligados de forma que haja uma contextualização dos assuntos a serem acessados.
O importante é que essa ferramenta a mais que pode ser trabalhado como recurso útil no dia a dia do professor e do aluno.

Claudilene Almeida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário