domingo, 26 de setembro de 2010

Conceituando Currículo e sua Integração com as Tecnologias

Conceituando Currículo e sua Integração com as Tecnologias

Alguns estudos realizados sobre currículo a partir das décadas 1960 a1970 destacam a existência de vários níveis de Currículo: formal, real e oculto. Esses níveis servem para fazer a distinção de quanto o aluno aprendeu ou deixou de aprender.
-O Currículo Formal refere-se ao currículo estabelecido pelos sistemas de ensino, é expresso em diretrizes curriculares, objetivos e conteúdos das áreas ou disciplina de estudo. Este é o que traz prescrita institucionalmente os conjuntos de diretrizes como os Parâmetros Curriculares Nacionais/Referenciais Curriculares/Propostas Curriculares/Alinhamento de Conteúdos.
-O Currículo “Real” é o currículo que acontece dentro da sala de aula com professores e alunos a cada dia em decorrência de um projeto político pedagógico e dos planos de ensino. Grifo meu.
-O Currículo Oculto é o termo usado para denominar as influências que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho dos professores. O currículo oculto representa tudo o que os alunos aprendem diariamente em meio às várias práticas, atitudes, comportamentos, gestos, percepções, que vigoram no meio social e escolar. O currículo está oculto por que ele não aparece no planejamento do professor (MOREIRA; SILVA,1997).
Unindo as três concepções, o currículo não é apenas um apanhado de conteúdos a ser ministrado ao longo do ano letivo, ele também é acrescido do conhecimento que o aluno traz de seu contexto vivido/influências externas.
É importante levarmos em consideração que o currículo como foi apresentado anteriormente, ele é amplo e até mesmo complexo, tendo em vista que há fatores sociais, políticos e étnicos que vão além do que compete a escola e batem na porta todos os dias pedindo socorro.
Desde a Revolução Industrial vivemos sequencialmente e com grande rapidez, um mundo tecnológico e virtual. O currículo tecnológico/virtual deve fazer parte do currículo educacional= formal+ real+ oculto. Ele tem como função, identificar meios eficientes, programas e materiais com a finalidade de alcançar resultados pré-determinados. Stokes (2000, ibidem, p.20) um dos defensores da tecnologia, considera que ela pode revolucionar a sala de aula tradicional, proporcionando interatividade na oralidade, com a integração de processos multimídias e promovendo debates e discussões para além das paredes da sala de aula.
É preciso dialogar, sobre questões relacionadas ao desenvolvimento do currículo com a integração de mídias e tecnologias digitais, a utilização de recursos disponíveis na web (wiki, blog, sites participativos, de pesquisas, etc.), são fundamentais no processo educacional neste séc. XXI. Não podemos fugir da necessidade de aprender a utilizar tais recursos para obtermos no campo de trabalho novas formas de ensinar, aprender e produzir conhecimento.
De nada adianta ter uma escola equipada com livros diversos, jogos pedagógicos, laboratórios de informática, sala de vídeo com data-show e outros, e não utilizar por não “saber ”ou “querer utilizá-los”.
Planejar uma aula ou oficina, somente com quadro, giz ou pincel e livro didático, já era! Estamos vivendo em um mundo que transborda informações com diversos suportes e não dar para ignorar isso. As políticas educacionais exigem, e principalmente o ser fundamental para o nosso trabalho, o aluno.

Claudilene Almeida.

Referências:
Referencial Curricular do Ensino Fundamental das escolas públicas do Estado do Tocantins: Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano. 2ª Edição / Secretaria e Estado da Educação e Cultura. -TO: 2008.
http://www.webartigos.com
http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/642_840.pdf, pesquisado em 24/09/2010.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Pensando sobre possíveis mudanças e contribuições das tecnologias

As possíveis mudanças que podem ocorrer no processo de ensino e aprendizagem com o uso das tecnologias são inúmeras! Temos hoje a oportunidade de integração das tecnologias e das metodologias de trabalhar a linguagem oral, a escrita e o audiovisual, basta pesquisar, selecionar o vem mais ao encontro das habilidades necessárias que pretendemos desenvolver com nossos alunos.
No texto Pedro Demo aborda os desafios da linguagem no século XXI diz: “A escola está distante dos desafios do século XX. O fato é que quando as crianças de hoje forem para o mercado, elas terão de usar computadores, e a escola não usa”. Infelizmente essa é a nossa realidade, apesar de termos praticamente em todas as escolas Laboratórios de informática, salas de vídeo, data show e outros recursos, ainda são pouco utilizados. O que será que ainda está faltando?
A integração das tecnologias novas e as já conhecidas constroem-se em possibilidades tanto para o aluno quanto para os professores aprenderem de forma mais dinâmica e prazerosa. As utilizaremos como mediação facilitadora do processo de ensinar e aprender participativamente.
Ontem ao assistir uma aula de Literatura em uma determinada escola, uma aluna fez um questionamento: -“Depois da tecnologia tão avançada, biblioteca online, resumos de livros, e-mail e Orkut, nós estamos falando e escrevendo pior”. Outro aluno respondeu: -“Depende de nós buscarmos, temos que conciliar os dois, preciso pegar o livro de Machado de Assis e ler, então posso usar o dicionário online para verificar os significados das palavras desconhecidas. Nossa! Achei muito interessante a reflexão dos alunos. Com certeza poderemos conciliar os dois, precisamos AINDA aprender fazer isso.

Claudilene Almeida.

16/09/2010.