segunda-feira, 28 de junho de 2010

Comentários sobre a Atividade 4 - Planejando atividade com Hipertexto ou Internet.

Comentários sobre a Atividade 4 - Planejando atividade com Hipertexto ou Internet.

Foi bem interessante fazer Atividade 4 - Planejando atividade com Hipertexto ou Internet, pois no momento não estou em sala de aula, e ao organizar o plano, ele me fez reviver momentos de planejamento na escola. Foi escolhido como conteúdo para os gêneros textuais, pois eles permeiam todas as disciplinas e é o principal elemento da Língua Portuguesa.
Os recursos didático-tecnológicos são importantíssimos para desenvolvermos um trabalho significativo em sala de aula ou em qualquer outro trabalho a ser realizado como palestras e oficinas.
A internet é espetacular quando realmente é utilizada de maneira correta.

Claudilene Almeida.

Planejando atividade com Hipertexto ou Internet




ATIVIDADE – 04 PLANO DE AULA
UTILIZANDO INTERNET, HIPERTEXTO E HIPERMÍDIA
Claudilene Almeida
Conteúdo: Gêneros textuais
Disciplina: Língua Portuguesa
1º ano do Ensino Médio

Objetivo da aula: Proporcionar ao aluno a conhecer, identificar e diferenciar os elementos estruturais e características de gêneros textuais diversos e posteriormente estimular a produção e apresentação.

Competência: - Compreender e utilizar os usos da língua tornando-se leitores/escritores de gêneros diversos com condições de participarem de eventos de letramento com autonomia e eficiência.

Habilidades: - Identificar e produzir os elementos que concorrem para a organização e estruturação (coesão e coerência) dos gêneros e tipos diversos.
- Utilizar os conhecimentos sobre as particularidades dos gêneros definidos e modos de organização discursiva para a produção de textos orais e escritos, adequando-os a diferentes situações comunicativas.
Conteúdo: Gêneros textuais

Recursos didáticos: Vídeos do you tube, imagens da internet, textos retirados da internet, laboratório de informática, data show e computador.

Tempo estimado: 06 aulas

Metodologia/Desenvolvimento

1ªetapa : Buscar o conhecimento prévio dos alunos sobre o que eles entendem sobre texto, gênero e modo de organização dos mesmos.

2ª etapa: Apresentar aos alunos a diversidade de gêneros textuais conforme a série/Alinhamento de Conteúdos, no data show, apresentando as características, diferenças e exemplos de cada um.

3ª etapa: Utilizar o laboratório de informática para efetuar a pesquisa via internet, para encontrar vídeos e textos que contenham os gêneros textuais. Sugestões:
http://www.slideshare.net/luciane239/generos-textuais-presentationwww.unicamp.br/iel/site/alunos/
www.youtube.com
www.helomartins.com.br/.../generos-textuais.html
wikipedia.org/wiki/Gêneros_de_textos

4ª etapa: Após o reconhecimento e diferenças entre os gêneros, dividir a sala em grupos de 03 alunos, cada grupo irá produzir um gênero trabalho/pesquisado sorteado pelo professor. Para estimular a temática a ser utilizada na produção dos alunos serão apresentadas várias imagens pesquisadas pelos alunos e professor em data show, ou mural.

Obs. Sugere-se utilizar música de fundo, de preferência instrumental para aguçar a produção e deixar sempre à disposição dos alunos dicionários.

5ª etapa: Após as produções feitas, os alunos irão organizá-las e apresentarem no data show, buscando a leitura/ interpretação dos textos, bem como o gênero e suas características.
È importante reforçar que o professor é um mediador da aprendizagem, todas as etapas deverão ser acompanhadas e feitas às devidas intervenções sempre mostrando para o aluno a importância da refacção textual.

AVALIAÇÃO: Será realizada desde a 1ª etapa do trabalho desenvolvido, finalizando com apresentação das produções dos alunos que posteriormente o professor deverá recolhê-las e postar no blog do professor: http://assessoriaclaudilene.blogspot.com/ ou no blog dos alunos, para posteriormente os textos serem visualizados por todos os colegas da turma.



sexta-feira, 11 de junho de 2010

Hipertexto

O hipertexto é um texto não-linear, sem ponto fixo de entrada e de saída, sem uma hierarquia pré-determinada, sempre expansível e literalmente sem limite. O hipertexto é uma oportunidade lúdica de o aluno conhecer e ler diversidades de gêneros e possibilita certa autonomia que contribui para que ele se expresse com estratégias individuais de aprendizagem, sendo o sujeito responsável pelo processo. Hipertextos tornam realidade à abordagem interdisciplinar dos mais diversos temas, abolindo as fronteiras que separam as áreas do conhecimento.
Vejo o hipertexto como uma nova possibilidade de leitura e escrita, não menosprezando o papel e os livros que são essenciais tanto para os alunos como para a nossa vida de professor, estudante e pesquisador. O hipertexto é uma maneira de “viajar pelo mundo vasto e complexo da informação” de forma que os canais disponíveis são pontes para transformar essas informações em conhecimentos, que são necessários. Minha impressão é que o hipertexto é uma formar de voar pelo conhecimento, onde se alia a teoria à prática, da informação. A dinâmica específica do hipertexto diz respeito à forma de organização e disposição dos links para navegação. Esses links devem antes de tudo seguir uma sequência lógica de informações, para que o leitor possa ter acesso de forma rápida e dinâmica aos estudos disponíveis em um ou mais sites. É necessário que os links estejam interligados de forma que haja uma contextualização dos assuntos a serem acessados.
O importante é que essa ferramenta a mais que pode ser trabalhado como recurso útil no dia a dia do professor e do aluno.

Claudilene Almeida.